Bots, termo diminutivo de Robot, são robôs digitais que tem o objetivo de oferecer um serviço automatizado para realizar tarefas, em geral, pré-determinadas. São capazes de imitar comportamentos humanos e vêm sendo utilizados na web a fim de influenciar assuntos de grande relevância, como política e eleições.

No entanto, a despeito de sua má reputação, bots também podem ser grandes aliados do cidadão. Iniciativas recentes evidenciam seu uso como ferramentas para informar, esclarecer dúvidas e orientar os usuários acerca de diversos temas. Pensando nisso, selecionamos 5 bots que você precisa conhecer!

1. Beta

Beta se auto-define como uma robô feminista até o último código! E entrega o que promete: é um chatbot que funciona no Messenger do Facebook atualizando os usuários sobre pautas feministas importantes. Como exemplo, Beta é programada para notificar sobre mobilizações sociais e informar quando projetos de lei sensíveis aos direitos das mulheres estiverem em votação. Além disso, a bot ainda coleta mensagens dos usuários e as envia diretamente por e-mail aos parlamentares envolvidos.

Criada pela plataforma Meu Rio, Beta já está operando, e é um exemplo de ferramenta política ao alcance do cidadão com apenas alguns cliques.

Mais informações.

2. TSE Bot

Criado através de uma parceria entre o Tribunal Superior Eleitoral e o Twitter, o bot realiza atendimento virtual ao eleitor. É uma solução inovadora considerando as instituições federais brasileiras e promete ser uma tendência como complemento aos atendimentos presenciais. Isto porque o bot é capaz de atender várias pessoas simultaneamente, verificar número do título de eleitor, checar se há pendências, consultar local de votação, entre outras dúvidas frequentes.

Já é possível falar com o bot através do perfil @TSEjusbr via mensagem direta, no Twitter!

Mais informações

3. Amigo Anônimo

Chatbot lançado pela ONG Alcoólicos Anônimos Brasil, foi criado numa parceria entre a agência de publicidade JWT e o Facebook. Sua personalidade foi construída com base em depoimentos dos membros do AA, a fim de conferir maior identificação entre bot e usuário.

A ferramenta usa a localização da pessoa para indicar o centro do AA mais próximo, sempre encorajando-o a obter um tratamento presencial completo. O Amigo Anônimo também ajuda a identificar se o usuário de fato possui problemas com bebida alcoólica, oferecendo-lhe as primeiras orientações, bem como à sua família e amigos.

Funcionando desde abril de 2017, a iniciativa é um apoio decisivo em momentos de recaída, pois o serviço responde rapidamente e está ativo em qualquer horário, tornando possível o dependente ser atendido assim que precisar.

Mais informações.

4. Fátima

Com as eleições presidenciais se aproximando, a plataforma Aos Fatosdesenvolveu em parceria com o Facebook a robô checadora Fátima (trocadilho para a abreviação FactMa, de Fact Machine), que funcionará como chatbot no Messenger. Fátima irá auxiliar os usuários na verificação de conteúdo online e orientar sobre fontes de informação confiáveis.

A ferramenta é importante para conferir autonomia aos usuários, à medida que permite verificar pessoalmente se determinada informação é verdadeira ou não. Além disso, conscientiza os internautas sobre notícias falsas, o que é fundamental com a propagação intensa nas redes. Fique atento, Fátima começa a operar em junho!

5. Bia

Há alguns anos era inimaginável para um estudante a possibilidade de ser diretamente auxiliado nos estudos por um robô. Mas esse dia chegou! A Bia, Bot de Interação Acadêmica, responde pelo Messenger do Facebook e informa horários de aulas, avisa quando uma nota de prova é postada no sistema pelo professor e até indica material de estudo completo recomendado pelos professores.

bot foi criada pela startup Bia Talk e a princípio só está disponível para estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Em breve sua atuação deve ser expandida para o público geral.

Por Ana Lara Mangeth* e Eduardo Magrani**

Bônus: PegaBot

Bot programado para ajudar a verificar se uma conta no Twitter é bot ou não. Um projeto ITS Rio e IT&E.

Acesse aqui o artigo original: https://feed.itsrio.org/5-bots-que-voc%C3%AA-precisa-conhecer-a274ec930264

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *